Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sistema de Transporte Urbano na Grande Vitória


Os ônibus urbanos do ES

Nesse post especial sobre o transporte urbano da grande vitória, para conhecimento dos turistas, falaremos sobre as coisas ruins e boas do sistema.
Sistema Transcol é o sistema metropolitano de transporte coletivo integrado de estrutura tronco-alimentadora que funciona dentro da Região Metropolitana de Vitória, no estado do Espírito Santo. O sistema teve seu início em 1989 e atualmente transporta mais de 17 milhões de passageiros mensais nos cinco municípios de abrangência. A operação, exclusiva através de ônibus, é realizada por 12 empresas privadas e gerenciada pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).
Uma coisa boa é o preço da passagem que com apenas um pagamento que custa R$ 2,45 é possível  andar por toda grande Vitória. O pagamento pode ser feito através de um cartão, que se consegue recarrega nos terminais, ou quem trabalha recebe do serviço, e estudante pode conseguir desconto na passagem, adquirindo um desses cartões, e claro o pagamento pode ser feito também em moeda real.

Ônibus Coletivo 

Os ônibus coletivos não possui muito conforto, e também quase sempre estão lotados, mais por outro lado oferecem assento especial para cadeirantes, cadeiras para idosos, e barras de ferro para se segura caso não consiga sentar em alguns dos assentos. O coletivo também possui câmera, e ventilador, mais esse segundo
poucas vezes o motorista liga.

Ônibus Coletivo da Grande Vitória.

Super Lotação nos Ônibus da Grande Vitória, esse (foto),  possui assentos para idosos e  também é acessível para cadeirantes, através do seu elevador e cadeira especial  para o cadeirante.
Ônibus coletivo, maior com mais assentos, são poucos e são conhecidos como minhocão. 

Todos os Ônibus do Transcol possuem câmera para segurança da população.

Super lotação em quase todos os horários e linhas.
Mesmo com a passagem barata, muitos bandidos, vândalos e traficantes, pulam as roletas, e ameaçam passageiros, trocadores e motoristas. Triste realidade do Sistema Urbano da Grande Vitória. São homens, mulheres, crianças e até mesmo idosos que não paga a passagem. Mais tem um grande projeto em andamento, que tem como objetivo aumenta as roletas, já que as câmeras não são suficientes para coibir essas pessoas, Estima-se que 260 mil pessoas pula roleta na Grande Vitória, um prejuízo de 7 milhões paras as empresas do ramo. Que resulta no aumenta da passagem para capixabas e turistas do mundo todo. Outro grande problema no transporte são as pessoas, que circula no coletivo com som alto. Apesar da Lei existe, falta fiscalização.


Pessoas sendo flagradas pelas câmeras, pulando roleta.


Projeto em fase de teste para coibir os puladores de roleta, os turistas e o blog Espírito Santo Turismo, torce para da certo.


Assista o vídeo sobre os teste da nova roleta:

Assista o Vídeo Educativo da GVbus sobre o som alto nos coletivos da Grande Vitória:


Momentos incômodos nos ônibus e constrangedores.


A lei existe, mais falta fiscalização.


Assista o vídeo sobre as câmeras dos Ônibus:

                                        


 Ônibus Seletivos

Por outro lado, na grande vitória tem os ônibus seletivos, que tem a passagem pouca coisa mais cara, e tem muito mais conforto. O ônibus possuem ar condicionado, assentos confortáveis e inclináveis, lugar para bagagens,som e televisão. Também possui elevador para cadeirantes, e espaço especial para o mesmo. São na maioria linhas que circulam por Shoppings, praias e pontos turísticos importantes da capital.



Ônibus coletivo menor

Em alguns lugares com poucos passageiros, possui ônibus menores como esse, que também não possui muito conforto, mais tem elevador para cadeirantes, assentos para idosos e câmera de segurança.


Terminais do Transcol


A maioria das linhas tem terminais como destino ou passagem, e esses terminais liga a outras linhas, e não precisa paga outra passagem. Os terminais tem telefones públicos, lojas, lanchonetes, biblioteca pública, banheiros, escritórios, bancos para sentar e espera os ônibus, além de outras estruturas modernas.
Na grande vitória tem vários terminais.

Terminal de Campo Grande em Cariacica, tem até farmácia, e televisões lcd para assiste um canal cultural  na espera pelo ônibus.

Terminal Itaparica, recém construído, ao lado da rodoviária de Vila Velha,  em novembro também estará próximo a um shopping.
Rodoviária Inaugurada em 2012 ao lado do Terminal de Itaparica .

Shopping que vai inaugura em Novembro de 2012 bem próximo ao Terminal de Itaparica



Terminal São Torquato em Vila Velha, também recém inaugurado.
Terminal de Laranjeiras na Serra.



Terminal de Jardim America.
Porém o sistema tem também terminais antigos que precisam ser reformados, ampliados e modernizados. Um deles é o Terminal de Itaciba, que alaga, esta muito antigo e sujo.

Terminal de Itacibá, lotado.

Sempre quando chove alaga.

Chuva forte alaga terminal
Projeto de modernização do Terminal de Itacibá.




O Terminal de Vila Velha também se encontra em péssimo estado, alem de sujo, pequeno, e com comércios muito ruins, o mesmo alaga quando chove, mais já esta com construção de ampliação e modernização em andamento. Vila Velha que está se destacando muito na grande Vitória, pelo seu crescimento.

Terminal de Vila Velha atualmente

Precisa de Reformas urgentes

Construções em andamento no Terminal de Vila Velha.
O Terminal de Carapina, também está bem ruim.

Muita reforma, precisando fazer.

Situação bem ruim em Carapina na serra.

Um terminal bem novo e Atual é o Terminal de Jacaraípe







Projetos para o futuro do Sistema de Transporte Urbano na Grande Vitória.

Assista ao vídeo: